PASSEIOS

MIRANTE DO CRISTO / MORRO DO ESPIA
O Mirante do Cristo Redentor está localizado no Morro do Espia, em área coberta por vegetação rasteira de gramíneas, a 80 metros da base. Do lugar, pode-se avistar a parte urbana de Iguape, a Ilha Comprida, o Estuário Lagunar do Mar Pequeno, o Valo Grande e, ao longe a Ilha de Cananéia e Ilha do Cardoso. O mirante é um dos recantos mais visitados de Iguape. O acesso pode ser feito com automóvel de passeio, motos, bicicletas ou a pé. É um dos pontos de partida para a Trilha Ecológica do Morro do Espia.

BAIRRO DO ICAPARA
Distante 10 km do centro da cidade, o bairro foi a primeira localidade habitada no início da colonização, por volta de 1538 (data oficial de fundação de Iguape) ou até mesmo antes da chegada dos portugueses, tendo uma forte influência dos espanhóis na formação do seu povoado. É conhecido por abrigar muitas famílias de pescadores e, por isso, é um dos poucos bairros que ainda mantém viva a tradição e a cultura caiçara.
PRAIA DO LESTE Praia formada a partir do assoreamento do Rio Ribeira de Iguape. Possui ainda extensa vegetação de restinga em freqüente transformação. Está localizada a 15 km do centro da cidade. Devido à forte correnteza e a presença de buracos, não é recomendável para banho.

PRAIA DA JURÉIA Distante 18 km do centro de Iguape, onde o Rio Ribeira deságua no mar. Localizada na bucólica Vila da Barra do Ribeira, local esse que nos remete ao passado, com um pequeno mas bem estruturado comércio local, conta também com uma rede de serviços públicos para atender aos moradores e turistas. Local com inúmeros atrativos como a praia da Juréia, o Rio Suamirim e o Rio Ribeira de Iguape. Lugar excelente para a pesca, prática do surfe e passeios de barco e caiaque. É, também, a porta de entrada para a Estação Ecológica de Juréia-Itatins; caminhando cerca de três quilômetros por praia deserta o visitante chegará até a desembocadura do Rio Ribeira, de onde poderá avistar a Vila de Icapara e também a Ponta da Praia de Ilha Comprida. Além da estrada, o acesso à Vila inclui travessia por ferry-boat (balsa).

SÍTIO ARQUEOLÓGICO “CAVERNA DO ÓDIO”
Ocupado por períodos sucessivos de curta duração o abrigo, conhecido como “Caverna do Ódio”, serviu a um pequeno grupo que aí se instalou para pescar e coletar moluscos. O local é, hoje, um sítio arqueológico onde encontra-se vestígios de ações destes grupos representados através da estratigrafia, que mostra a sobreposição de camadas correspondentes às diversas ocupações, com a presença de manchas de carvão das fogueiras, de restos ósseos de peixes e de pequenos animais e carapaças de moluscos e crustáceos

clique na imagem para voltar