TURISMO ECOLÓGICO

MAR PEQUENO
A região compõem o Complexo Estuarino Lagunar do Mar Pequeno que engloba os municípios litorâneos de Peruíbe, Iguape, Cananéia, no Estado de São Paulo e Paranaguá, no Paraná. É rica em vegetação de mangue, utilizado como berçário para as espécies marinhas e, por isso, é considerado um dos cinco maiores criadouros marinhos do mundo.

MIRANTE DO CRISTO / MORRO DO ESPIA
O Mirante do Cristo Redentor está localizado no Morro do Espia, em área coberta por vegetação rasteira de gramíneas, a 80 metros da base. Do lugar, pode-se avistar a parte urbana de Iguape, a Ilha Comprida, o Estuário Lagunar do Mar Pequeno, o Valo Grande e, ao longe a Ilha de Cananéia e Ilha do Cardoso. O mirante é um dos recantos mais visitados de Iguape. O acesso pode ser feito com automóvel de passeio, motos, bicicletas ou a pé. É um dos pontos de partida para a Trilha Ecológica do Morro do Espia.

TRILHA ECOLÓGICA DO MORRO DO ESPIA
A trilha possui cerca de 2 km de extensão e pode ser iniciada a partir de quatro pontos, a sede do Ibama, a Fonte do Senhor, o Mirante do Cristo Redentor e a antiga Fazenda da Porcina. Durante o percurso pode-se observar variadas espécies da flora da mata atlântica, como figueiras, embaúbas, bromélias e orquídeas, além de vislumbrar a paisagem de toda a cidade pelo mirante da Pedra Lisa, o ponto culminante da trilha

TRILHA ECOLÓGICA DA VILA ALEGRIA
A trilha inicia-se no bairro Barra do Ribeira com a travessia do Rio Suamirim, seguida de caminhada sobre o mangue, através de uma passarela construída em madeira, com cerca 300 metros. O passeio inclui a visita a um casarão construído no século XIX.

COSTÃO DA JURÉIA
Núcleo pertencente à Estação Ecológica de Juréia-Itatins, localizado entre a Vila do Prelado e o Costão no Maciço da Juréia, é a porta de entrada para a Trilha do Imperador. No local, ao final da Praia da Juréia pode-se observar ecossistemas costeiros como dunas, restingas e mata atlântica de planície, seguidos da mata de encosta, na Serra da Juréia. O acesso ao Costão depende de horário da maré.

clique na imagem para voltar