TURISMO CULTURAL

CENTRO HISTÓRICO – CASARIO COLONIAL
Compreende o maior centro histórico e arquitetônico preservado do Estado de São Paulo, com 64 imóveis em estilo colonial português, entre eles, casarões e Igrejas. Nessas construções, ricas em detalhes, foram utilizadas técnicas, como a taipa francesa e a taipa de pilão, com porta-janelas e varandas. O conjunto de construções retrata os ciclos do ouro e do arroz, períodos de grande desenvolvimento econômico de Iguape.
CENTRO CULTURAL
Espaço mantido pela Prefeitura de Iguape, reservado para exposições, oficinas culturais, peças teatrais, dentre outras atividades ligadas à cultura. Está instalado em construção do século XIX, no centro histórico da cidade.
MUSEU HISTÓRICO E ARQUEOLÓGICO
Localizado no centro histórico está instalado no prédio onde existiu a 1º Casa de Fundição de Ouro do Brasil, no século XVII. Conta com duas exposições. Na exposição histórica são encontrados painéis gráficos e fotográficos, objetos e documentos sobre a escravatura e os ciclos do ouro e arroz. Na exposição arqueológica, encontram-se sinais da ocupação pré-colonial, como objetos líticos, ósseos e cerâmicos, encontrados nos sambaquis e, confeccionados por grupos humanos da Pré-História Brasileira.
TRILHA DO IMPERADOR
Trilha ou Caminho do Imperador recebeu esse nome por servir de passagem de informações entre o Império e outras regiões do Brasil. Em 1871 foi inaugurada a linha telegráfica entre Iguape e Santos. Ainda hoje na extensão do Caminho pode-se encontrar vestígios dos centenários postes telegráficos, motivo pelo qual o caminho também é conhecido por Trilha do Telégrafo. Além disso, a trilha também serviu para o transporte de mercadorias entre Iguape, Santos e todo o litoral. Conta a história que, possivelmente, a imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape tenha sido trazida para o centro da Vila através dessa trilha.

clique na imagem para voltar