TURISMO RELIGIOSO

BASÍLICA DO SENHOR BOM JESUS DE IGUAPE
Templo católico construído em pedra, argamassa e óleo de baleia, por escravos, entre os séculos XVIII e XIX. Em seu acervo encontram-se imagens de santos, entre elas, a de Nossa Senhora das Neves (Padroeira) e do Senhor Bom Jesus de Iguape, imagem encontrada na Praia do Una (Juréia), em 1647. A Basílica guarda, também, a Sala dos Milagres, com objetos deixados pelos devotos por graças recebidas. A festa em louvor aos padroeiros é comemorada nos dias 5 e 6 de agosto.
IGREJA DE SÃO BENEDITO
Construção do final do século XIX, reuniu os seguidores da Irmandade de São Benedito, formada a partir do desentendimento entre membros da irmandade de Nossa Senhora do Rosário. A Igreja foi bastante freqüentada por negros naquele período. Hoje, recebe devotos de todos os lugares, especialmente no dia 6 de janeiro, quando é comemorado o dia de São Benedito, sendo também feriado municipal.
FONTE DO SENHOR
A Fonte do Senhor é um recanto turístico pertencente ao Parque Florestal Municipal do Morro do Espia. Possui uma área de lazer, com agradável vegetação e tranqüilidade. Abriga uma gruta onde, conta a história, foi lavada a imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape e, por isso, recebe milhares de visitantes durante o ano e, especialmente, durante a Festa em homenagem ao santo. A Fonte é um dos pontos de partida para a Trilha Ecológica do Morro do Espia.
MUSEU DE ARTE SACRA
Instalado na Igreja do Rosário (entrada lateral) datada do século XVIII, o Museu de Arte Sacra recebeu reforma no prédio e restauração em seu acervo, constituído por cerca de 100 peças dos séculos XVIII e XIX, envoltas em vitrines de acrílico. São santos, pratarias, estandartes religiosos e relíquias do passado e da história religiosa da cidade.

clique na imagem para voltar